- Acolhimento Residencial, até 14 crianças, em situação de perigo, dos zero aos 18 anos de idade, com processos de Promoção e Proteção (Lei de crianças e jovens) impedidas de estar em meio natural de vida (com a família de origem).
- A CA compromete-se a prestar os cuidados básicos e o acompanhamento das mesmas nas suas rotinas diárias, assegurando a satisfação das suas necessidades ao nível da educação, nutrição, higiene, vestuário e saúde.
- Apostamos num acolhimento de qualidade, num espaço acolhedor, afetivo e num ambiente familiar e terapêutico,
reparador e promotor de sentimentos de segurança e pertença, previsibilidade e conforto estando o espaço da casa dividido em áreas de lazer, estudo e conforto. - A Casa funciona 24h por dia, 365 dias ano em regime de turnos e com profissionais na área Educativa, Social e Psicologia.
- Os Pedidos de Admissão são remetidos pela Equipa de Gestão Centralizada de vagas, do Instituto de Solidariedade e Segurança Social e são aceites mediante vaga e perfil da criança ou jovem e sua integração na CA.
- Um dos principais objetivos passa pela intervenção Psicossocial e a rápida elaboração e definição de Projetos de Vida das crianças acolhidas, garantindo que em tempo útil possam regressar à sua família de origem ou ter outra alternativa familiar.
- Até 2022 foram acolhidas 164 crianças, trabalhadas 98 famílias e concretizados 152 projetos de vida. (altera anualmente…)
- MISSÃO
Acolher crianças em situações de risco ou perigo eminente, proporcionando-lhes um contexto de vida o mais próximo possível da estrutura familiar, garantindo o seu bem estar e desenvolvimento global e uma adequada inserção familiar e comunitária.
- VISÃO
Pretendemos ser uma referência na área do acolhimento residencial, prestando um serviço de qualidade, garantindo cuidados personalizados, relações estáveis e reparadoras e assegurando a definição e concretização de um projeto de vida para cada criança.
- VALORES
Confiança, solidariedade, transparência, proximidade e amor